A Nova Tecnologia de Gel utilizada pelo Maratonista Mais Rápido do Mundo: Eliud Kipchoge
Neste post, você vai entender os diferenciais e motivos pelos quais um atleta de nível mundial como o maratonista Eliud Kipchoge escolhe e usa seus suplementos intra-treino. Além de saber onde e como encontrar esses produtos que estão inovando a nutrição esportiva. Spoiler: estão chegando aqui no Brasil!
Introdução
Quem é o maior maratonista da história?
Eliud Kipchoge é considerado o maior maratonista de todos os tempos. O queniano é bicampeão olímpico e campeão mundial. Ele já venceu as maratonas de Londres, Chicago, Berlim, Roterdã e Tóquio, entre outras 11 provas de 42,195 km. Além disso, o atleta é ex-detentor do recorde mundial em maratonas, com um tempo de 2:01:09, realizado em Berlim no ano de 2021.
Atualmente, o recordista é o falecido Kevin Kiptum, com impressionantes 2:00:35, em uma velocidade média de 21 km/hora e pace de 2:51 min/km. Kiptum morreu com 24 anos, decorrente de um acidente de carro, em fevereiro de 2024.
No vídeo abaixo, você pode assistir Kipchoge batendo o recorde mundial na maratona de Berlim em 2021: Eliud Kipchoge supera recorde mundial na Maratona de Berlim | CNN DOMINGO
Suplementação de Kipchoge
A Importância dos Carboidratos
Armand Bettonviel, nutricionista de Kipchoge, afirma que o atleta precisa consumir altas quantidades de carboidrato para otimizar sua performance. Bettonviel diz que, quanto mais carboidratos o corpo armazena, maior é a probabilidade de um melhor desempenho nas longas distâncias.
Qual Gel Kipchoge Usa?
Com o objetivo de consumir maiores quantidades de carboidrato, sem gerar nenhum tipo de desconforto gastrointestinal, Kipchoge opta por consumir hidrogéis da Maurten. Os géis de carboidrato com a tecnologia hidro contam com um ingrediente chamado Alginato de Sódio, encontrado na natureza em algas marinhas.
O Alginato de Sódio tem o poder de encapsular carboidratos e eletrólitos, permitindo o transporte mais suave de hidratos de carbono através do estômago até o intestino, onde eles são absorvidos. Os hidrogéis têm como base água, e contêm pequenos poros que se comportam como uma esponja.
Os hidrogéis, além de permitirem um maior aporte de carboidratos sem gerar desconfortos, também maximizam a absorção de nutrientes. Por isso, estão sendo cada vez mais implementados na nutrição de atletas de nível mundial, como os triatletas:
- Kristian Blummenfelt, campeão mundial do Ironman e campeão olímpico de Triathlon.
- Gustav Iden, campeão mundial do Ironman em 2022.
- Sam Long, campeão mundial de Ironman 70.3 em 2021.
- Jan Frodeno, considerado o maior triatleta de todos os tempos.
O Hidrogel na Prática
Evidências de Eficácia
No período de um mês, pesquisas apresentam que entre 78% e 84% dos corredores relataram pelo menos um momento no qual sentiram desconfortos gastrointestinais durante seus treinos. Destes, 14% dos homens e 22% das mulheres relataram desconfortos medianos ou severos. O hidrogel é uma nova tecnologia que combate esses problemas. Ele vem sendo reconhecido e aprovado ao redor do mundo rapidamente.
Um estudo publicado pela Medicine & Science in Sports & Exercise, elaborado por Joshua Roew Phd., comprova que hidrogéis de glicose e frutose otimizam a oxidação de carboidratos (utilização dos carboidratos como fonte de energia), a tolerância gastrointestinal e, por consequência, a performance em corredores.
Detalhes do Estudo
O estudo se baseou em:
- 11 atletas do sexo masculino
- 3 sessões de corrida contínua de 2 horas em 68% do VO2 máximo, seguido por um teste de 5 quilômetros.
- Consumo de 90g de carboidratos por hora, em uma concentração de 2:1 glicose-frutose
- Testes com hidrogel, solução padrão de carboidrato e solução placebo sem carboidrato.
O teste de 5 km foi 2,1% mais rápido com o uso do hidrogel, quando comparado ao teste com solução padrão de carboidrato. Já quando comparado ao com solução placebo, o resultado foi de 5,6% e 7,6% mais rápido. Como indica o gráfico 1, abaixo.
Gráfico 1: Performance em Testes de 5 km
A oxidação exógena absoluta e relativa de carboidratos foi maior com o hidrogel (68.6 ± 10.8 g, 31.9% ± 2.7%; P = 0.01), quando comparado ao teste com solução padrão de carboidrato (63.4 ± 8.1 g, 29.3% ± 2.0%; P = 0.003). Os dados indicam que a tecnologia de hidrogel:
- Mantem a concentração de glicose no plasma sanguíneo.
- Possibilita a oxidação dos hidratos de carbono em maiores quantidades.
- Preveni a depleção e atenua o uso do glicogênio hepático (do fígado) e do glicogênio muscular.
Tabela 1: Oxidação de Carboidratos
Desconfortos Gastrointestinais
A percepção de desconfortos gastrointestinais dos atletas foi menor nos testes nos quais foram utilizados hidrogéis em comparação à solução padrão de carboidrato. Como relatado na tabela 2, abaixo.
Tabela 2: Desconfortos Gastrointestinais
Onde Encontrar Hidrogéis no Brasil?
A marca de suplementos que comercializará hidrogéis no Brasil é a Pace It. Você pode participar do pré-lançamento no instagram: @paceit.nutrition.
Clique e experimente a essência que move os melhores do mundo.
Caso queira saber mais sobre a tecnologia de hidrogel e outras novidades no mundo da nutrição esportiva, comente nesse post e nos siga nas redes sociais!
Gostou do artigo e quer saber mais sobre como melhorar seus desempenho? Clica no link a seguir e confira o que o Dr. Osmar tem a dizer: https://www.youtube.com/watch?v=qjVShP4Kkck&t=15s
Instagram: @paceit.nutrition
Youtube: @paceit.nutrition
Tiktok: @paceit.nutrition
Strava: paceit
Deixe um comentário